O Atelier Decompor apresenta o Espetáculo Jardim Encantado, contando a história de duas crianças aventureiras que passeiam por um jardim, acompanhados de fadas com muita magia e diversão. Venham conosco viver essa magia ✨
Direção: Zuziane Mar
Onde: Teatro CAUA 📌
Horário: 19:00h
Entrada Gratuita 🎟️
Zeca Nazaré: o trabalho de todo dia
A Galeria de Artes do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) tem a honra de receber a exposição Zeca Nazaré: o trabalho de todo dia. Lembro muito bem da nossa primeira conversa, quando senti e vi a animação na sua voz e gestos. Explicava a ideia de trazer o cotidiano de um artista que não para de produzir e que, diariamente, levanta e vai trabalhar, seja visitando seu universo poético digital, pesquisando e criando quando está em Manaus, ou realizando suas colagens, pinturas e projetos no seu ateliê Arte na Mata, localizado na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé no Igarapé do Tarumã, seu principal refúgio. O interessante foi ouvi-lo falar e descrever o Zeca Nazaré que conheço. Nossa amizade é recente, tem uma década. Já conhecia seu trabalho, sua história e importância dentro do sistema de artes nacional, no entanto, o primeiro contato e início de nossa amizade foi justamente quando estava exercendo uma de suas maiores virtudes, a de trabalhador. Na época eu era diretor do CAUA e, em determinado dia, ele visitou a Galeria de Arte. Assim, acabamos nos conhecendo e eu adquirindo meus três primeiros trabalhos. Um artista incansável, que não se furta apenas a produzir e criar, mas também busca divulgar, expor, circular e comercializar seu trabalho, esse é Zeca Nazaré. Consumimos seu imaginário amazônico em suas imagens por toda a cidade Manaus: em museus, galerias de artes, restaurantes, shoppings, hotéis, prédios públicos e residências. Isso é justamente o resultado do trabalho de todo dia.
Curadoria
Paulo Simonetti
A Oficina de Introdução ao Código Braille tem como principal objetivo promover a capacitação de profissionais da educação, oferecendo-lhes conhecimentos fundamentais sobre o sistema braille, que é escrito em relevo e utilizado mundialmente por pessoas cegas ou com baixa visão. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de compreender a importância histórica e social do braille como ferramenta de inclusão, além de conhecer sua estrutura, funcionamento e aplicação prática no cotidiano escolar.
O curso abordará desde os princípios básicos da leitura e escrita em braille até noções sobre sua utilização em diferentes áreas do conhecimento, como matemática, música e informática. Serão apresentados recursos pedagógicos que auxiliam na mediação do aprendizado de estudantes com deficiência visual, incentivando práticas inclusivas e acessíveis.
Além disso, a oficina busca sensibilizar os educadores para a relevância da acessibilidade comunicacional, estimulando reflexões sobre o papel da escola na promoção da igualdade de oportunidades. Ao final da formação, espera-se que os participantes estejam aptos a reconhecer e aplicar os fundamentos do código braille em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a construção de ambientes educacionais mais inclusivos e democráticos.
Data: 13/12/2025 (Sábado)
Horário: Das 9h às 12h
Local: CAUA I - R. Monsenhor Coutinho, 724 (Centro).
* Inscrições abertas!
Formulário de inscrição
Redes Sociais